top of page
Claudia Tavares | Fotografia
Os cursos abaixo acontecem normalmente no espaço da Z42 Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro:
Grupos de Orientação ou Orientação individual - Orientar significa mostrar caminhos, discutir problemas, apontar saídas. Os grupos são montados a partir de um mínimo de 6 participantes e tem como foco a inter-locução, por meio da discussão de referências, de análises críticas e de muitas perguntas que ajudam o participante a desenvolver seu próprio trabalho. A proposta é que os participantes terminam com um produto final, seja ele uma publicação, uma exposição ou um audio-visual.
Fotografia básica - dos conceitos à prática fotográfica - Desvendar os elementos fundamentais da câmera fotográfica para pensar fotograficamente, ou seja, entender como a câmera funciona para conseguir criar imagens do jeito que se imagina.
Olhar o mundo, pensar imagem - Familiarizar o aluno com o processo fotográfico tendo como objetivo principal desenvolver a expressão fotográfica através do conhecimento da linguagem da fotografia em seus vários campos de atuação. O curso pretende estimular a definição de um tema de interesse comum para a construção de um projeto autoral, individual ou coletivo, a ser desenvolvido durante o curso, podendo este ser um livro, uma exposição, uma projeção ou um site.
Exercícios Contemporâneos em Fotografia - O curso tem como objetivo aliar teoria e prática através da leituras de textos específicos e da proposição de exercícios práticos semanais, visando a necessidade de construção de pensamento direcionado à prática.
Fotofilmes - Os fotofilmes integram a linguagem estática da fotografia com a do cinema, transformando ensaios fotográficos em pequenos filmes. Esse modo de apresentação não leva em consideração somente a imagem em si, mas a montagem como potencializador da expressão artística, contando com adições de outras camadas, tais como, narrações, sonorizações, transições e música. Os fotofilmes, ampliam as possibilidades narrativas e de circulação da apresentação de um trabalho autoral, se tornando mais um desdobramento possível a partir de um mesmo material.
As oficinas podem acontecer em lugares a combinar, seja em festivais, casas de culturas ou grupos de estudos.
Oficinas Fotolivro e suas possibilidades - Um fotolivro autoral é a materialização de pensamentos, pesquisas e experimentações em imagens. O objetivo principal da oficina é discutir a edição de projetos em forma impressa por meio de uma visita ao mundo dos fotolivros autorais e a análise de vários exemplos a serem apresentados para posterior discussão.
Oficina O som da Imagem - A oficina propõe estabelecer uma diferença entre projeções de fotografia e projeções audiovisuais pela apresentação de trabalhos onde o som é agente potencializador da narrativa visual apresentada. O objetivo principal é pensar na relação de complementaridade, justaposição e simbiose entre imagens e sons.
Aulas particulares - de acordo com as necessidades específicas do aluno e local a ser definido, presencial ou on-line.
bottom of page